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Você sabe o que é Banking as a Service?

7 de dezembro de 2022tempo de Leitura: 3 min

A expressão Banking as a Service (BaaS) vem marcando presença no Brasil. Quem não conhece ou tem dúvidas sobre o que é, pode esclarecê-las neste conteúdo.

1. Afinal, o que é isso?

BaaS (em tradução literal, “banco como serviço”) é uma tecnologia que permite a prestação de serviços financeiros e bancarização de ativos de crédito com a participação de empresas de qualquer segmento, além da formalização de crédito para o Mercado de Capitais.

Para as organizações o Banking as a Service permite oferecer a seus colaboradores e clientes contas digitais com todas as suas transações em marca própria, empréstimos, pagamentos, saques, transferências, cartões de crédito e outros serviços financeiros, sem a necessidade de serem bancos ou instituições financeiras.

O BaaS tomou impulso a partir das fintechs – startups que oferecem soluções tecnológicas no setor financeiro e começaram a despontar no Brasil em 2013. As fintechs trouxeram inovações e produtos totalmente digitais, com tecnologia que até então não era usada pelos bancos tradicionais. Assim, o Banking as a Service proporcionou que empresas de diferentes ramos pudessem oferecer soluções financeiras a seus clientes e colaboradores, criando novas fontes de renda através de seu próprio ecossistema.

2. Como funciona e quais os benefícios?

Essa tecnologia começou a ligar empresas que querem oferecer os serviços financeiros às que já oferecem. Para ser possível essa conexão, usam APIs – interfaces digitais que se conectam e se comunicam. Logo, quem pode oferecer o BaaS são as instituições financeiras, a exemplo de Bancos, Financeiras, SCDs (Sociedades de Crédito Direto), SCMEPPs (Sociedades de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte), e também Fintechs e empresas de tecnologia, desde que tenham uma instituição financeira dando suporte às operações.

Entre as principais vantagens do BaaS para as organizações estão:

  • Oferecer produtos financeiros para os clientes de forma on-line, trazendo praticidade e facilidade;
  • Oportunidade de diversificar os ganhos da empresa através da oferta de novos produtos para a base de clientes.

Já para os clientes e/ou colaboradores as principais vantagens são:

  • Adquirir produtos financeiros através de uma empresa que já seja cliente, tenha bom relacionamento e confie, proporcionando praticidade e comodidade;
  • Para o colaborador a principal vantagem é poder adquirir produtos financeiros diretamente pela sua empresa, também trazendo facilidades no seu dia a dia.

3. Produtos Banking as a Service

Além dos produtos mencionados no início do texto, como contas digitais, a tecnologia BaaS também oferece os seguintes produtos para as organizações e empresas do Mercado de Capitais (FIDCs – Fundos de Investimento, Securitizadoras e Assets):

  • Emissão de CCBs (Cédula de Crédito Bancário) em lote ou individuais;
  • Emissão de CCBs estruturadas com alienação fiduciária;
  • Plataforma de formalização de crédito;
  • APIs de crédito e cálculo;
  • APIs de contas digitais;
  • Emissão eletrônica de lastros, dentre outros.

A responsabilidade pelo uso da tecnologia BaaS, como licenças, legislação, segurança, entre outras, fica a cargo das empresas que a oferecem. São elas também que cuidam da parte técnica e regulatória para que quem adquire esse serviço fique livre para se dedicar ao seu negócio. O BaaS, como é praxe em transações financeiras, deve ter autorização do Banco Central.

4. Cartos, especialista em Banking as a Service

A Cartos disponibiliza serviços de Banking as a Service, com tecnologia de ponta e escalável. E por ser a instituição financeira 324, além de uma fintech diferenciada, pode viabilizar a parceria com diferentes organizações para negócios bancários.

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